Inteligência artificial divide opiniões ao reunir Elis Regina e Maria Rita no comercial da Volkswagen lançado no mês passado

A AlmapBBDO, agência de publicidade da Volkswagen, recebeu a tarefa de criar uma campanha em comemoração aos 70 anos da marca no Brasil. A ideia era trazer nostalgia e a história da Volkswagen, usando carros que mexessem com a lembrança das pessoas, por exemplo o Fusca, a Brasília e a Kombi. Ao mesmo tempo, eles também precisavam mostrar o comprometimento da marca com o futuro, especialmente com a nova geração de carros elétricos.

A partir disso, surgiu a ideia de juntar uma das maiores vozes que o Brasil já teve, Elis Regina, com sua filha, Maria Rita, que está continuando seu legado. Assim, o comercial se tornaria muito mais interessante do que um manifesto tradicional para a marca, já que usariam uma música que aborda esse encontro de gerações.

Para a realização do filme, foi preciso a inteligência artificial. Fotos e vídeos de Elis foram usados para aplicar suas características sobre uma atriz, que aparece conduzindo uma Kombi e ganhando o rosto da cantora por meio de deepfake.

O comercial despertou emoções e curiosidade ao trazer à vida uma das maiores vozes da música brasileira em uma comemoração tão especial. No entanto, também dividiu opiniões e levantou questões sobre até onde o uso da IA pode ser ético. Isso porque envolve questões éticas relacionadas ao uso de imagem pós morte e também questões políticas relacionadas ao conteúdo da canção e ao apresentador envolvido.

Confira a propaganda no link: VW 70 anos | Gerações | VW Brasil.

Se você está precisando criar uma campanha, conte com o time da Lappis. Estamos prontos para escrever a sua história! 

Fonte: Meio e Mensagem.